Refutando o calvinismo

Refutando o calvinismo

A Story by Lello
"

A religião diz que somos salvos pela predestinação, será mesmo?

"
REFUTANDO O CALVINISMO

As denominações do sistema religioso de hoje, que se julgam tradicionais (não pentecostais), são em 99% dos casos calvinistas. Ou seja, se baseiam em escritos de João Calvino, um dos "reformadores" do século 16 junto a Martinho Lutero, e John Wesley, como tão sagrados e importantes como a própria Bíblia por exemplo. Essa seita ganhou força nos EUA, junto as pregações puritanas, e o exato modelo moldado lá, foi trazido para cá.

Eles parecem tão seguros de si, que até mesmo se auto intitulam "reformados", e não calvinistas (ironia), que até se tornou um conceito pejorativo para eles. 
Eles leem a Bíblia de forma literal e didática, como se fosse uma constituição republicana, e tropeçam por isso. Exemplo é o capítulo 9 de Romanos, que nem ao menos se dão conta de perceber que nada mais é, que um capítulo com várias citações do velho testamento, que o apóstolo Paulo fez para dar suporte ao fato que o povo eleito, predestinado, escolhido é o povo hebreu, de Israel (Isaías 45:4, 48:1-12, 1 Crônicas 16:13, Salmos 105:6).

Paulo faz dessa forma sua justificativa, para assegurar o seu próprio ministério como judeu e levantado por Cristo aos romanos e gentios (Paulo é o apóstolo dos gentios, e nós somos gentios, não judeus). 
O contexto verdadeiro de presciência Divina com várias citações se estende de Romanos 8:27, até o capítulo 11:10. Quando evitamos versículos isolados, prática comum nas denominações, entendemos melhor o recado das cartas.
As citações de Romanos 9 até o capítulo 11 são: Gênesis 21:2, 18:14, 25:23, Malaquias 1:2-3, Êxodo 33:19, 9:16, Isaías 44:23, 29:16, 10:22, 1:9, 28:16, 18:14, 65:1-2, 52:7, 53:1, Oseias 2:23, Levíticos 18:5, Salmos 69:23-24, 19:5, 1 Reis 19:10-14, Deuteronômio 32:21, 29:4. 
E possa ser que eu tenha deixado passar algumas outras citações. Como se pode notar, Paulo faz uma colagem, um remendo para dar autenticidade ao teor da carta, como judeu e do povo escolhido do Único Deus.

Analisem esse versículo:

Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Mateus 22:14

A distorção dessa passagem de Mateus é absurda, e consegue passar ilesa, pelo fato de usarem sempre versículos isolados, tendo um público que tem preguiça de ler as Escrituras, ignorando o contexto, que na verdade nesse caso fala das bodas, do casamento da Igreja. 
A palavra igreja vem do grego ecclesia, que quer dizer congregação, assembléia ou ajuntamento para os de fora, ou seja, de fora dos padrões do mundo, ou de fora da religião. E o ajuntamento verdadeiro, de convertidos formam a noiva (1 Coríntios 12:12-31, Romanos 12:4-5), a congregação dos salvos pela fé (Efésios 2:8-9, Romanos 3:24-25), e Cristo Jesus é o Noivo (Isaías 62:1-5, Efésios 2:8-12, 5:22-33, Apocalipse 19:1-10, 22:17). Enquanto que os outros que não participarão do casamento, por não terem "sido convidados"; são os que não creram no evangelho (Romanos 10:9, Apocalipse 22:15).
 
Quando Paulo diz que Deus elegeu ainda na fundação do mundo, quer dizer que Deus escolhe a pessoa pela fé Nele sem estar preso ao tempo (2 Pedro 3:8-9), porque a pessoa teve liberdade de ignorar a fé (Lucas 15:11-32), mas escolheu aceitar Cristo (2 Coríntios 6:1-2, Isaías 49:8). Isso porque Deus não está preso ao tempo e espaço (Apocalipse 1:8), e com a presciência (1 João 3:20), aceita nosso arrependimento em qualquer época humana, inclusiva na criação do mundo (Romanos 8:30, Efésios 1:11).

Se Yeshua ha Mashiach, Jesus Cristo, era judeu, e os escolhidos para vida eterna são os hebreus, que aliás tropeçaram em todas as épocas, o que sobrou para nós gentios? Seremos todos condenados? 
Vamos continuar da onde paramos em Romanos 11 que explica exatamente isso, e vejamos:

Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.
E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!
Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;
Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.
Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?
E, se as primícias são santas, também a massa o é; se a raiz é santa, também os ramos o são.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.

Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
Romanos 11:11-23

A conclusão do contexto sem versículo isolado manipulativo é de que pela fé (Efésios 1:13, 2:8-9), somos enxertados na Oliveira que é Deus, no lugar dos ramos originais, os judeus, sendo agora participantes do Reino de Deus (Lucas 17:20-21), e isso por escolha (Atos 17:10-14), e não por predestinação (Efésios 3:6-7).

DEUS PODE, claro que pode. A soberania de Deus está na determinação feita por Ele que temos escolha, Ele determinou assim, e não podemos fazer nada quanto a isso, uma atitude soberana:

E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: Ora, não façais esta coisa abominável que odeio.
Mas eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos, para se converterem da sua maldade, para não queimarem incenso a outros deuses.

Jeremias 44:4,5
.
Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.

2 Timóteo 2:20,21

Deus fez o mundo e tudo que nele há para nós (Gênesis 1:26-31). Sempre quis andar em parceria com o homem, mas sempre houve resistência. 

Conclusão: Temos escolha, o que encurtamos com o termo "livre-arbítrio", somos salvos sendo parte do povo eleito (Colossenses 2:13-15), e isso pela fé (João 4:22), e não pela predestinação. 
Com certeza o calvinismo é um "outro evangelho" (Gálatas 1:6-11), o qual é uma maldição para os que o acatam (2 Coríntios 11:1-5).

O verdadeira evangelho é a boa notícia que Cristo morreu no nosso lugar, e se crermos Nele, somos salvos (1 Coríntios 15:1-4, Romanos 3:24-25).


MAIS CONTEÚDOS EM "WRITING"

© 2019 Lello


My Review

Would you like to review this Story?
Login | Register




Share This
Email
Facebook
Twitter
Request Read Request
Add to Library My Library
Subscribe Subscribe


Stats

126 Views
Added on December 20, 2018
Last Updated on February 4, 2019

Author

Lello
Lello

Curitiba, PR, Brazil



About
Escreverei minhas revisões sobre a Bíblia. Me apoio somente nas Escrituras, sem levar em conta doutrinas de denominações. more..

Writing